segunda-feira, 20 de junho de 2011

 "bateria viciada"mito"

Em 1º lugar é necessário desfazer um mito que persiste na cabeça de muita gente. O efeito de memória, ou seja o viciar da bateria. No caso das baterias de lítio, esta regra não se aplica, portanto descarregar completamente e carregar a bateria apenas quando descarregada é completamente inútil e até prejudicial como se irá verificar abaixo.

A bateria de lítio pode ser carregada qualquer que seja a sua carga, dado que isso não tem qualquer efeito negativo.

Retirar ou não a bateria quando ligado à corrente Em seguida esclarece-se uma questão que muitos utilizadores dos portáteis têm:

Vicia mesmo?

A resposta é muito simples: não! O fenômeno que muitos chamam de viciar a bateria na realidade se chama “Efeito Memória” e ocorria nas antigas baterias de níquel-cádmio. Elas registravam a diferença entre o ponto inicial da carga até que ela fosse maximizada.

Em termos mais simples, se você carregasse algumas vezes a bateria a partir de 20% de carga, depois de um tempo o carregador passaria a considerar os 80% restantes como a carga total. Essa perda de carga útil é chamada de vício de bateria. Por isso a ideia de que é necessário esvaziar completamente as baterias perdura até hoje. As baterias atuais do gênero são de íons de lítio e não precisam desses cuidados.

Desgaste natural

Antes de tudo é necessário ter em mente que o carregamento e utilização das baterias são processos químicos e sofrem desgastes. O tempo de vida com bom rendimento de uma bateria de ótima qualidade é próximo de quinhentas cargas. Em componentes de baixo custo esse valor não chega a trezentos processos.

As baterias não viciam ou perdem o seu potencial de carga pelas mesmas práticas que comentamos anteriormente, mas há alguns aspectos a serem observados para melhorar a vida útil do componente, em especial para quem tem sempre uma tomada por perto.

Deixar na tomada estraga?

Não há indícios comprovados de que manter a bateria no notebook ligado à tomada mesmo após a carga completa danifique o componente. Se você utiliza a bateria normalmente e faz algumas utilizações do notebook fora da tomada durante a semana nenhum efeito de perda de capacidade ocorrerá em curto prazo. Além disso, a bateria serve como estabilizadora para a corrente e evita que o computador desligue em uma queda de luz acidental, fatores que tornam útil mantê-la no aparelho.
"Será que devo tirar ou não a bateria quando estou ligado na tomada?"

A resposta é: SIM e NÃO, depende dos casos.

Não prejudica ter a bateria com 100% de carga e estar ligado à corrente, pois a bateria assim que chega aos 100% deixa de receber energia e é feito um bypass diretamente para o sistema de alimentação do notebook.

Porém existe uma desvantagem em manter a bateria no notebook quando ligado à corrente, mas apenas, se esta estiver a sofrer aquecimento, portanto:

    • Num uso normal sem aquecer em demasia deve manter-se a bateria nele;
    • Num uso intensivo que leva a um grande aquecimento (Jogos por exemplo), deve retirar-se a bateria para que esta não sofra aquecimento indesejado;

O calor, aliado ao fato de estar com 100% de carga, é o grande inimigo da bateria e não o cabo do transformador, como muitos pensam.
Como fazer uma calibração em sua Bateria?

O método mais correto para fazer Uma descarga total (100% até cerca de 3%) consiste no
seguinte procedimento:

    Carregar a bateria totalmente até ao máximo da sua capacidade (100%);
    Deixar a bateria "repousar" no estado de totalmente carregada durante 2 horas ou mais. Pode usar o computador normalmente durante este período;
    Nas opções de energia do Painel de Controle, configurar a hibernação automática para hibernar automaticamente aos 3% de capacidade;
    Deixar o computador descarregar, ininterruptamente, até hibernar sozinho. Pode usá-lo normalmente durante este período;
    Quando o computador desligar por completo, deixar está-lo no estado de hibernação por 5 horas ou mais;
    Ligue o computador à corrente para fazer um carregamento ininterrupto até ao máximo da sua capacidade (100%);

O que fazer para aumentar a vida da bateria do meu notebook?

É importante lembrar mais uma vez que o maior inimigo de uma bateria de lítio é o calor, por isso deixar o portátil ao sol no carro num dia de Verão com a bateria a 100% de carga é meio caminho para uma morte anunciada.

Em relação à compra de uma bateria suplente, é recomendado que se faça apenas quando a bateria atual estiver a dar as últimas, caso contrário, o não aproveitamento de uma das baterias leva à sua degradação. Além disso, quando comprar uma bateria deve-se ter atenção na data de sua fabricação.


Teste QI

-->